Apresentação

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Nambuamgongo

Mensagem por JoaquimChaves em Qua 13 Ago 2008, 6:04 pm

Ola camaradas,por acaso andava a procura"Nambuangongo"quando me deparei com este "site"Como nao sou um grande perito em comput.la andei ate me desenrascar.Cumprimentos aos dois.Meu nome e Joaquim Chaves e fui Furriel Mil. do P de Morteiros 911 -63-64 ai em Namb.O Alferes era o Alf.fernandes,eu,o F.Soares(açoriano)e o Gouveia.O nosso hotel era em frente a intendencia como quem ia para Zala.Tivemos adidos ao 460,ao 627 que foi substituido passado poucos meses para Luanda(antes de irem faleçeu o F Mil. Sousa dos sapadores com o disparo do canhangulo que tinha trazido de Salazar.Lembram-se?Nao estou bem certo quem tu eras Duarte ,lembro-me do Ramalhete, do Cardo, do Sargento Pifaro"alcunha" do Lerias dos dois Comandantes da secçao de caes.Era eu que estava encarregado de arranjar a estrada dentro de Namb.e entao iamos ao Onzo buscar a casca do demdem que servia de alcatrao Buscar agua a mina era outro passatempoVarias vezes iamos a Zala fazer protecçao as columas o que nao era grande petisco pois havia sempre perigo.Cumptrimntos aos dois Matos e Duarte Sou das c da Rainha Chaves

JoaquimChaves

Número de Mensagens : 1

Ver perfil do usuário

RESPOSTA MENSAGEM DE ABRIL

Mensagem por Manuel Ferreira Duarte em Sex 13 Jun 2008, 12:28 pm

Caro J Matos.
Desculpe só agora dar sinal de vida. Na verdade, estive em Nambuangono de Set/63 a Set/64, incorporado no PAD 926, comandado pelo alf. Ramiro Confraria V. Pereira. Estávamos alojados na antiga casa comercial do Swing, chegando, à esquerda, logo depois da capela. Do outro lado da rua, ficava a C.Caç. 457(?) do Cap. Faria Afonso. No outro morro, na saída para Zala ficava o comando do aquartelamento. Por ali passavam todas as colunas que se dirigiam a Zala, Quipedro, Micula, etc. Era na verdade zona quente, na época. Sistematicamente todas as colunas eram alvo de emboscadas, principalmente no rumo de Zala, por alturas do morro do Catalabanza, da Mata do Café, etc. Me lembro especialmente do caso de uma coluna que seguia para Zala, caiu numa emboscada por volta das 9 horas da manhã e só conseguiu prosseguir por volta das 13 horas. Veio a aviação ( 2 F-84, 3 T-6 e 2 Dornier) e vai tiro de baixo, tiro de cima, basuca, morteiro, e resposta constante da outra parte. No final, inacreditável, nem um morto ou ferido do nosso lado. Não sei do outro.
Entretanto, se morria noutras ocasiões no meio de meia dúzia de tiros ou só com uma mina apenas. Ali, durante um ano, enfrentámos periodos de alta tensão e tivémos a infelicidade de velar muitos colegas e ajudar a socorrer muitos feridos. Esse foi o aspecto mais triste e mais marcante da nossa estadia em NAMBO. Falaremos mais noutra oportunidade.
Apenas por curiosidade: Sou natural de Amor-Leiria e moro no Brasil. Devo fazer uma visita à minha família agora no princípio de Agosto. Se estiver por ali perto, quem sabe a gente se cruza.
Um grande abraço
Manuel Duarte
ex-furriel milº PAD/926

Manuel Ferreira Duarte

Número de Mensagens : 2

Ver perfil do usuário

Re: Apresentação

Mensagem por matos em Sab 05 Abr 2008, 10:58 pm

Seja bem vindo a este forum camarada Duarte. Passei em Nambuangongo, na ida para operações, para ai em Set64, portanto é natural que nos tivesse-mos cruzado nesse ponto. Conte-nos algumas das suas passagens por essa zona, que toda a gente sabe, digo eu, que não era nada boa, pode ser que assim encontre outros camaradas nas mesmas andanças. Um abraço. JMatos cheers
matos

Número de Mensagens : 39

Ver perfil do usuário

Apresentação

Mensagem por Manuel Ferreira Duarte em Qua 09 Jan 2008, 7:56 pm

Nome: Manuel Ferreira Duarte
Ex-provincia ultramarina: Angola
PAD/926 - ASMA
Locais: Nambuangongo e Luanda
Periodo: 09/1963 a 03/1966
Residencia atual: Maringá-PR - Brasil

Manuel Ferreira Duarte