Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

EXPOSIÇÃO DE HERÁLDICA | JOSÉ COLAÇO - ILUMINADOR DO EXÉRCITO

Ir para baixo

EXPOSIÇÃO DE HERÁLDICA | JOSÉ COLAÇO - ILUMINADOR DO EXÉRCITO  Empty EXPOSIÇÃO DE HERÁLDICA | JOSÉ COLAÇO - ILUMINADOR DO EXÉRCITO

Mensagem por Pirada Qui 10 Jan 2013, 5:40 pm

Estará patente ao público, na sala de exposições temporárias do Museu Militar de Lisboa, até dia 3 de Fevereiro de 2013.

O Museu Militar de Lisboa apresenta ao público uma invulgar exposição sobre heráldica militar, onde se mostram mais de 50 iluminuras originais da autoria do artista heráldico José Colaço, Iluminador do Exército.

O mestre José Colaço, nasceu em 1957, em Brinches, no Alentejo, e há mais de 30 anos que pinta brasões para o exército. Feitos sobretudo a guache, cada exemplar iluminado à mão pode demorar mais de 35 horas, em média, a ser executado.

Esta exposição apresenta maioritariamente brasões de diversas instituições militares, embora também consagre instituições militarizadas, organismos públicos e outras forças de segurança civis.

Sobre a Heráldica

A heráldica, cujas origens remontam ao longínquo século XII, surgiu no ocidente europeu ligada à guerra e ao desenvolvimento do equipamento militar. Mas foi sobretudo com a realização dos torneios e justas que ela teve um grande impulso, tendo sido largamente difundida. Para se distinguirem e serem reconhecidos, os cavaleiros medievais começaram a ostentar no seu equipamento, em particular nos escudos, desenhos e figuras de cores garridas. Os desenhos podiam ser geométricos, representar animais ou ser de inspiração vegetalista. Inicialmente estas figuras eram simples e estilizadas, de modo a que o seu portador pudesse ser facilmente identificado. Com o tempo estes símbolos transitariam para as gerações seguintes, passando a representar não apenas a família ou linhagem daquele que o ostentava, mas também o estatuto da nova classe social em ascensão: os cavaleiros.

A Heráldica, considerada uma ciência auxiliar da História, pode ser classificada em várias categorias: Familiar, de Domínio (cidades, vilas, freguesias), Eclesiástica, Militar e Corporativa.

Embora a Heráldica Familiar seja, talvez, a vertente mais popular e difundida, a Heráldica Militar tem sido objecto de grande atenção por parte das Forças Armadas Portuguesas, que a desenvolveu e atualizou para o contexto dos nossos dias. Como elemento distintivo e emblema identificador, ela diferencia toda a hierarquia militar e as suas estruturas, estando presente nos uniformes, transportes, armamento, edifícios, aviões, navios, carros de combate, entre outros.



Fontes:
http://www.defesa.pt/Paginas/expoheraldica.aspx
https://www.youtube.com/watch?v=rD-l1sm51wk

_________________

Pirada
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 1219
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos