Guerra do Ultramar: O que se passa com as Medalhas Comemorativas das Campanhas?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Guerra do Ultramar: O que se passa com as Medalhas Comemorativas das Campanhas?

Mensagem por Pirada em Ter 08 Abr 2014, 6:05 am

Do veterano João A. Vilela Cabeço, residente em Vila Real:

TENDO EU JOÃO ANTÓNIO VILELA CABEÇO, COMBATENTE, REQUERIDO A MINHA MEDALHA AO C.E.M.E EM SETEMBRO DE 2013, E TENDO A MESMA SIDO DEFERIDA EM OUTUBRO, CONFORME OFICIO A COMUNICAR-ME, DIRIGI-ME AO R.I.13, NESSA ALTURA, PARA COMBINAR A MELHOR FORMA DE ENTREGA DA REFERIDA MEDALHA!

NESSA ALTURA, FOI-ME COMUNICADO (SARGENTO AJUDANTE) QUE ESTAS MEDALHAS SERIAM ENTREGUES NO DIA DA UNIDADE, R.I.13, 09 DE ABRIL DE 2014, EM CERIMÓNIA ALUSIVA AO ATO.

HOJE, MESMO, DESLOQUEI-ME AO R.I. 13, PARA SABER COMO E QUANDO IRIAM SER ENTREGUES AS REFERIDAS MEDALHAS A MAIS DE DUAS DEZENAS DE COMBATENTES.

FOI COM GRANDE ESPANTO, ADMIRAÇÃO E DESGOSTO QUE RECEBI A INFORMAÇÃO, QUE, AFINAL ESTAS MEDALHAS AINDA NÃO TINHAM CHEGADO A VILA REAL! LOGO, ESTA CERIMÓNIA FICARÁ ADIADA, SINE DIA, POIS POSSIVELMENTE, A OURIVESARIA QUE MANUFACTUROU AS DITAS CUJAS, AINDA NÃO RECEBEU E, POR ISSO, AINDA NÃO AS DISPONIBILIZOU... SERÁ?

MAIS UMA VEZ ME SINTO DESCONSIDERADO, EU E MAIS DUAS DEZENAS DE CAMARADAS.MENTIRAM-ME, POIS TRANSMITIRAM-ME QUE NO DIA 09 DE ABRIL DE 2014, ME ENTREGARIAM A REFERIDA MEDALHA A QUE TENHO DIREITO E AFINAL, JÁ NÃO VAMOS RECEBER ESTA MEDALHA. MAS PORQUÊ? SERÁ QUE VAMOS ESPERAR... MAIS 40 ANOS PARA NOS ENTREGAREM UMA COISA A QUE TEMOS DIREITO HÁ MUITO TEMPO?

CAMARADAS, ISTO É IGNÓBIL. ISTO É REVOLTANTE. A CULPA SERÁ NOSSA TAMBÉM, POIS EM VEZ DE LUTARMOS JUNTOS PELA JUSTIÇA QUE NINGUÉM NOS FEZ, DIVIDIMO-NOS EM ASSOCIAÇÕES E MAIS ASSOCIAÇÕES E, É O QUE O PODER DESEJA... "DIVIDIR PARA REINAR".!

VOU FAZER AINDA HOJE UMA EXPOSIÇÃO, PARA A R.M.N. DIR. DE CONDECORAÇÕES E LOUVORES, QUE, NEM RECEBEU O E:MAIL .... "INDISPONÍVEL " .. A MINHA EXPOSIÇÃO IRÁ VIA CORREIOS, CLARO QUE ESTOU CERTO CHEGARÁ MAIS RÁPIDO...

ESPERO CAMARADA, QUE ESTA DENUNCIA QUE ASSUMO NA TOTALIDADE, NÃO CAIA EM SACO ROTO E QUE A ELA SEJA DADO O DEVIDO TRATAMENTO JORNALÍSTICO E DEMAIS PROCEDIMENTOS EM CONFORMIDADE.

Despacho Nº 100/CEME/2012
Mª.Refª. 2719  Pro.38977 de 23ST2013   E v/ ref. 4039 Proc.0309    (5509/13)  07NOV2013

DESDE JÁ OS MEUS RECONHECIDOS AGRADECIMENTOS E S. ASSOCIATIVAS. CUMPRIMENTOS DO,

JOÃO CABEÇO





Nota - in http://ultramar.terraweb.biz/index_medalhas_SM_Ultramar1.htm

« ...Neste específico caso de "Medalha Comemorativa das Campanhas", o direito à sua posse e seu uso, por parte de um veterano, não carece que o mesmo tenha sido, por expressa menção em Ordem de Serviço, com aquela condecoração agraciado, existindo inumeráveis situações em que na respectiva caderneta militar e/ou processo individual um tal agraciamento ficou omisso, sendo no entanto certo que a qualquer militar que tenha cumprido serviço no Ultramar é devida aquela Medalha Comemorativa.
Seja qual fôr a Província Ultramarina onde o militar tenha prestado serviço, o modelo de Medalha adoptado é único (idêntico anverso e reverso) – e bem assim a miniatura "para uso com traje civil de passeio na lapela do lado esquerdo" –, consistindo a diferença nas cores da "fita de suspensão" (consoante a PU) e bem assim a "legenda da passadeira" (ano de início - ano de fim, encimado pelo nome da PU). ... »



_________________

avatar
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 711
Data de inscrição : 19/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum