Cor António Vaz Antunes: Memorando dos acontecimentos de Bissau - entre 24 e 26 de Abril de 1974

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Cor António Vaz Antunes: Memorando dos acontecimentos de Bissau - entre 24 e 26 de Abril de 1974

Mensagem por Pirada em Ter 29 Abr 2014, 7:06 am

Foi há 40 anos:

Fonte: http://ultramar.terraweb.biz/06livros_antoniovazantunes_Guine_MemorandoFinal.htm

Excertos, do Memorando dos acontecimentos de Bissau ocorridos entre 24 e 26 de Abril de 1974, emitido em 30Abr74 pelo Coronel António Vaz Antunes

[…]

«Faltavam o General Cmdt Chefe, o Brigadeiro Adjunto9 e o CEM/QG/CCFAG. (10) Não estranhei, por supor que estariam ocupados – e não era a primeira vez que o Comodoro presidia à reunião.»

[…]

«… adiantou-se para a frente o Ten Cor Mateus da Silva (11) que pedia atenção e disse: “A Comissão na Guiné do Movimento das Forças Armadas, que está aqui presente, entendeu que o Sr. General Bethencourt Rodrigues não podia continuar no desempenho de funções. Foi-lhe dado conhecimento disso e destituiu-o. Em face disso nomeia o Sr. Comodoro, Comandante Chefe, e eu, que já desempenhava funções de direcção no Serviço das Obras Públicas, passo a desempenhar as de Secretário Geral”.(12

[…]

«Além disso em 33 anos de Oficial nunca se me tinham deparado tais procedimentos dentro das estruturas militares, pelo que pedia o esclarecimento da situação. Enquanto falava um capitão tentou intrometer-se, no que o impedi. (13) Mas logo que terminei, ele pediu licença ao Comodoro e sugeriu “que o senhor Coronel acompanhasse o Sr. General para Lisboa, no Boeing que o transportaria nessa tarde”. Fiquei perplexo, o Comodoro não respondeu, mas fitava-me como esperando a minha reacção, e então retorqui: “Lamento que seja posto na situação de aceitar uma sugestão apresentada por um Capitão que não conheço, mas se o Sr. Comodoro a aceitar eu aceito-a também!”. O Comodoro respondeu: “Sim, é melhor, vai com o Sr. General para Lisboa!”»

[…]

Às 15:30 o Cor. Vaz e o Ten Cor Monteny disseram-me que o Comodoro não assinava a guia e não autorizava que eu saísse. Surpreendido por esta nova versão, procurei o Comodoro para que me esclarecesse. Estava num dos corredores do Palácio para tomar parte na cerimónia de tomada de posse do novo Governo da Província. Respondeu que não estava na disposição de autorizar que saísse quem pedisse. Lembrei-lhe que eu não o pedira – ele é que o ordenara. Reagiu atirando-se para um sofá e declarando que se quisesse embarcar que embarcasse, mas que não me passava guia.

[…]

Seguem-se as imagens do Memorando (3 folhas)








_________________

avatar
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 711
Data de inscrição : 19/12/2007

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum