Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Santarém Monumento dos Combatentes - o reconhecimento aos que deram a vida em nome da Pátria

Ir para baixo

Santarém Monumento dos Combatentes - o reconhecimento aos que deram a vida em nome da Pátria Empty Santarém Monumento dos Combatentes - o reconhecimento aos que deram a vida em nome da Pátria

Mensagem por Pirada Qua 17 Dez 2014, 10:14 pm

Cidade de Santarém

Monumento aos Combatentes da Guerra do Ultramar

Fonte: Rede Regional
Quarta-feira, 17 dezembro 2014 Escrito por Redação

Um grupo de autarcas, ex-autarcas e ex-militares de Santarém juntou-se para construir um memorial de homenagem aos ex-Combatentes da Guerra Colonial nascidos nas várias freguesias do concelho de Santarém.


Santarém Monumento dos Combatentes - o reconhecimento aos que deram a vida em nome da Pátria Santar10

A comissão, que já estabeleceu vários contactos com escultores, aguarda agora resposta da Direcção Geral do Património, relativamente à autorização para construção do memorial no jardim junto à Escola Secundária Sá da Bandeira (antigo Liceu), num espaço aberto, de modo a que as crianças, jovens e pessoas em geral que por ali passam diariamente, convivam e saibam que, só no concelho de Santarém, houve mais de quatro dezenas de homens que lutaram, ficaram feridos ou morreram em defesa da Pátria.

No memorial vão constar os brasões das 28 freguesias do concelho que existiam antes da reorganização administrativa e, debaixo de cada brasão, serão inscritos os nomes dos que morreram em combate.

O anúncio da construção foi feito esta terça-feira, 16 de dezembro, numa conferência de imprensa que teve lugar no salão nobre dos paços do concelho. Para o presidente da autarquia, Ricardo Gonçalves, a construção deste Memorial é “o reconhecimento aos que deram a vida em nome da Pátria”, sendo por isso com “muito gosto que a autarquia vai ajudar" para que o monumento seja uma realidade, a inaugurar “nas próximas Festas da Cidade”.

A comissão já pediu três orçamentos com vista à construção do memorial, tendo a escolha recaído no escultor Salter Cid, que apresentou a proposta mais baixa (50 mil euros), tendo as restantes duas propostas rondado os 200 mil euros.

Todos os interessados em ajudar no pagamento deste memorial de homenagem aos ex-Combatentes da Guerra Colonial, de todas as freguesias do concelho de Santarém, podem realizar um donativo, através do depósito nas seguintes contas:
Montepio – 0036 0044 9910018748 92 ou
Caixa Geral de Depósitos – 0035 0726 00101083 130 64.


Fonte: http://www.rederegional.com/index.php/cultura/11082-santarem-vai-ter-memorial-de-homenagem-aos-ex-combatentes

Nota da equipa do UTW:
Na notícia supra mencionada, em rodapé estão dois NIB´s para quem queira contribuir, um do Montepio e outro da Caixa Geral de Depósitos.
O NIB do Montepio tem falta de um algarismo. Uma falha do órgão da comunicação social. Aos veteranos envolvidos nessa meritória homenagem devem de solicitar a rectificação
Pirada
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 1219
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos