Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Faleceu no dia 3 de Maio de 2014 o Professor Doutor Veiga Simão

2 participantes

Ir para baixo

Faleceu no dia 3 de Maio de 2014 o Professor Doutor Veiga Simão Empty Muito obrigado, Veiga Simão.

Mensagem por JC Abreu dos Santos Seg 05 maio 2014, 9:11 am

Prezados camaradas-d'armas,

A esta vossa merecida vénia, ao recém-falecido Prof. Dr. José Veiga Simão, resta-me relembrar que àquele governante estamos em eterna dívida de gratidão por, em boa hora, haver determinado a entrega do Forte do Bom Sucesso à Liga dos Combatentes, e, muito essencialmente, pela alocação de verbas, do orçamento do Ministério da Defesa Nacional, a qual permitiu o completamento do Memorial Nacional "Aos Combatentes do Ultramar", com o "Lapidário Nominal dos Portugueses que Deram a Vida à Pátria" no decurso da derradeira defesa militar do Ultramar Português.

Muito obrigado, Veiga Simão.
Que a sua Alma repouse em Paz.

(J.C. Abreu dos Santos)
JC Abreu dos Santos
JC Abreu dos Santos
Admin

Número de Mensagens : 17
Idade : 73
Data de inscrição : 26/10/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Faleceu no dia 3 de Maio de 2014 o Professor Doutor Veiga Simão Empty Faleceu no dia 3 de Maio de 2014 o Professor Doutor Veiga Simão

Mensagem por Pirada Dom 04 maio 2014, 8:03 am

No dia 10 de Junho de 2007, no 14.º Encontro Nacional de Combatentes, esteve presente na cerimónia, entre os Veteranos da Guerra do Ultramar, o Professor Doutor Veiga Simão.
Faleceu no dia 3 de Maio de 2014
Que a sua alma descanse em paz.


Faleceu no dia 3 de Maio de 2014 o Professor Doutor Veiga Simão Prof_d10

Professor e político português, nasceu a 13 de fevereiro de 1929, na Guarda. José Veiga Simão licenciou-se em Ciências Físico-Químicas na Universidade de Coimbra. Em 1957 obteve o Doutoramento em Física Nuclear (PhD) pela Universidade de Cambridge. Em 1961 adquiriu o grau de Professor Catedrático. Dois anos depois foi nomeado reitor da Universidade de Lourenço de Marques, em Moçambique, cargo que desempenhou até 1970. Na década de 70, durante o governo de Marcello Caetano, defendeu "a democratização do ensino" ao assumir a pasta do Ministério da Educação Nacional. De 1974 a 1975 exerceu as funções de embaixador de Portugal nas Nações Unidas.Durante a sua passagem pelos Estados Unidos, foi "Visiting Fellow" da Universidade de Yale, orientou colóquios sobre Sistemas de Educação no Mundo e foi consultor do "National Assessment and Dissemination Center", desempenhando ainda as funções de diretor da "Portuguese Heritage Foundation" (USA).
Mário Soares e Almeida Santos apadrinharam a sua filiação no Partido Socialista. Eleito deputado pelo distrito da Guarda em 1983, aceitou o cargo de Ministro da Indústria e Energia em 1983.Em novembro de 1997 o primeiro-ministro António Guterres nomeou-o responsável pelo Ministério da Defesa em substituição de António Vitorino. Retirou-se do cargo no último ano do XIII Governo Constitucional, tendo sido substituído por Jaime Gama.Veiga Simão é Doutor Honoris Causa pela Universidade de Joanesburgo e titular de graus de Reconhecimento Académico atribuídos pelo Lesley College (Cambridge) e pelas Universidades de Aveiro, do Minho e Eduardo Mondlane (Moçambique). Autor de numerosos trabalhos de Física Nuclear, publicou ainda artigos sobre problemas educativos, científicos, industriais, energéticos, etc.
Recebeu várias distinções, entre as quais a Grã-Cruz da Ordem de Cristo e a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.

URL: http://www.infopedia.pt/$veiga-simao

_________________

Pirada
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 1219
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos