Fórum dos Veteranos da Guerra do Ultramar
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Livro: «FARDA OU FARDO? – Aquém e Além-Mar em África» autor: Carlos Jorge Marques de Almeida Mota

Ir para baixo

Livro: «FARDA OU FARDO? – Aquém e Além-Mar em África» autor: Carlos Jorge Marques de Almeida Mota Empty Livro: «FARDA OU FARDO? – Aquém e Além-Mar em África» autor: Carlos Jorge Marques de Almeida Mota

Mensagem por Pirada Ter 08 Jul 2014, 9:45 am

Casa Da Beira Alta‎: Apresentação do livro «Farda ou Fardo? – Aquém e Além-Mar em África», de Carlos Jorge Mota, dia 12 de Julho (sábado), às 17h30, na Casa da Beira Alta, Rua de Santa Catarina, nº 147, 1.º, no Porto

(transcrição do sítio - https://www.facebook.com/events/683466678389496/?ref=3&ref_newsfeed_story_type=regular):

SINOPSE:
«FARDA OU FARDO? – Aquém e Além-Mar em África» é um livro que procura retratar a ambiência da então Guerra do Ultramar, das emoções que os militares e seus familiares mais diretos vivenciaram, tentando colocar o leitor no lugar do então jovem militar logo que sabia estar mobilizado, acompanhando todo o seu trajeto: ainda na Metrópole, na viagem de ida, em terras africanas e no seu regresso ao seio familiar - já completamente alterado na sua personalidade.
Transparece uma tentativa do Autor se abster de citações de combate propriamente dito, não só por se tratar de tema já sobejamente abordado em múltiplas publicações editadas por outros Combatentes, mas, principalmente, por ser sua preocupação focalizar-se no Homem, na sua interligação pessoal – relacionamento de plena camaradagem – e no seu posicionamento perante a ansiedade, o perigo, o stress, o cansaço, o desespero, a fome, a sede, a impotência perante o irremediável, o infindável cortejo emocional que emerge de cada circunstância diferenciada, inclusive nos momentos de alegria.


NOTA BIOGRÁFICA:
Carlos Jorge Marques de Almeida Mota, casado, nasceu em 8 de Outubro de 1946, em Gondomar (S. Cosme), mas foi viver para o Porto, em São Roque, com apenas 18 meses.
Aí cresceu e viveu a sua juventude até partida para Angola, em Serviço Militar, com a especialidade de Serviço de Administração Militar, mas integrado numa companhia de caçadores.
Regressado de África, ingressou no Banco Pinto e Sotto Mayor, na filial do Porto, em Maio de 1972, onde exerceu funções de chefia na área do Serviço de Estrangeiro, mas acabou a sua carreira profissional no Serviço de Inspeção e Auditoria, com inerente itinerância pelos balcões da zona Norte, em tarefas auditoras.
Tem dois filhos, um rapaz e uma rapariga e seis netos.

Livro: «FARDA OU FARDO? – Aquém e Além-Mar em África» autor: Carlos Jorge Marques de Almeida Mota Livro_10
Pirada
Pirada
Admin

Número de Mensagens : 1219
Data de inscrição : 19/12/2007

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos